quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rosimar - ARTICULAÇÃO ACERCA DA PRODUÇÃO CULTURAL DA LENDA: A PEDRA DO DIABO





[...] Mário esboçava- lhe algumas vagas linhas de conteúdo [...] Promover a consciência da função histórica do brasileiro atual, colocar a arte a serviço da educação e da formação do público. Seja como for, falava de uma arte-ação que de algum modo seria - como outros já haviam defendido antes dele, claro - uma arte não preocupada apenas com os próprios projetos, com seu próprio mundo, e que se ofereceria como instrumento de mudança estética e social. A expressão que ele propôs não vingou, o que foi uma pena, mas o desejo de fazer da arte e da cultura, instrumentos deliberados de mudança do homem e do mundo permaneceu - sob o novo rótulo de "ação cultural" (COELHO, 2001, p. 9).

Nesse enfoque proposto na disciplina o grupo se reuniu para trabalhar na lenda chamada a Pedra do Diabo, da região do bairro de Inhanguetá, do município de Vitória, localizado no Estado do Espírito Santo. A produção foi realizada numa temática de adaptação da história objetivando o resgate cultural da região propiciando a oportunidade das crianças do local conhecer a lenda que originou o nome do bairro, bem como trazer à mente dos mais antigos e já adormecidos na sua própria cultura, assim como, com o uso tecnológico alavancar e disseminar a cultura do Estado.

Ribeiro (apud ROSA, 2009, p. 378) afirma que todo objeto cultural é avaliado na sua originalidade por ser único e diferente do resto. As interfaces culturais tentam, portanto, acomodar tanto a demanda por consistência, quanto por originalidade. E é justamente esse o critério de equilíbrio que também deve ser utilizado para se pensar em novos modelos de arquitetura de informação para as Unidades de Informação, valorizando as práticas culturais.

As novas tecnologias estão sendo adotadas por bibliotecários em varias bibliotecas, centros culturais e museus [...], disponibilizando seu catálogo de fotografias históricas para que os usuários façam comentários [...], e compartilhem informações, ou a criação do BLOG que promovem leitura [...], por isso a necessidade do domínio dessas tecnologias pelo profissional da informação, para alavancar o processo de produção e criação cultural (ROSA, 2009, p. 378).

Conforme ROSA (2009, p.379) além do papel importante do profissional da informação na promoção e desenvolvimento da cultura, o mesmo tem como desafio construir meios de preservação, conservação e divulgação desses novos conhecimentos, ou Patrimônio Cultural, seja ele tangível ou intangível, para que possam servir de referência e possibilitem novas criações.

Dessa forma, esperamos ter alcançado nosso objetivo e que todos que visitem o BLOG possam não só conhecer a lenda, mas que deem asa a sua imaginação criativa e promovam outras ações culturais.


Referências

COELHO, Teixeira. O que é ação cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001. 94 p.

ROSA, Anelise Jesus Silva da. A prática de ação cultural em bibliotecas . Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.14, n.2, 372-381, 2009. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/675>. Acesso em: 28 out. 2012 




Rosimar Kenedy M. Koppe
7º Período de Biblioteconomia - UFES
Disciplina: Ação Cultural
Professora: Meri Nadia

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